Macaé avança no calendário de vacinação contra Covid

Este blog traz hoje notas jornalísticas de fatos que marcaram os últimos dias. Na guerra contra a Covid, Macaé avança; A campanha Maio Amarelo prossegue e recebe apoio... Estas e outras notas, você verá a seguir nos pingos e respingos da semana.

Por Lourdes Acosta em 26/05/2021 às 20:28:35

Macaé avança no calendário de vacinação contra Covid I

Desde a última segunda-feira (24), 19 municípios do Rio de Janeiro estão recebendo a as vacinas da Pfizer contra a Covid-19, para a aplicação da primeira dose. O Estado recebeu mais de 57 ml doses do imunizante e segue as orientações do Ministério da Saúde para que sejam distribuídos nas cidades que estejam a até duas horas e meia de distância da capital e que são considerados elegíveis para a manipulação e conservação do imunizante, além de possuírem mais de 150 mil habitantes. Os municípios beneficiados com esse lote de vacinas do fabricante Pfizer/BioNTech, são: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda. A recomendação é que para o armazenamento nas unidades de saúde, as vacinas devem permanecer entre 2°C e 8°C. Nesse caso, o imunizante tem durabilidade de cinco dias. Após aberto, o vidro de seis doses deve ser utilizado integralmente em no máximo seis horas.

Macaé avança no calendário de vacinação contra Covid II

A Prefeitura lançou no último sábado (22) um novo calendário de vacinação contra a Covid-19 que prioriza a aplicação da primeira dose para o grupo com comorbidades e deficiências permanentes, de acordo com as descrições do Plano Nacional de Imunização (PNI). Nesta quinta-feira (27) vacinam pessoas com comorbidades cuja idade é entre 46 anos e 43 anos. Das 8h30 às 12h, de 46 e 45 anos e das 13h às 16h30, de 44 e 43 anos, nos polos fixos do Centro, drive-thru da Cidade Universitária e nas ESF -Unidades da Estratégia de Saúde da Família da Serra (Sana, Frade, Bicuda, Glicério, Trapiche, Areia Branca e Córrego do Ouro), no Colégio Estadual Matias Neto e no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. É preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência, CPF ou Cartão do SUS, além da original e cópia de laudo ou atestado médico com nome do paciente e indicativo da doença por extensos com o CID, ou receita/prescrição de uso contínuo com data a partir de maio de 2020. Na última terça-feira (25), receberam a primeira dose pela manhã, as pessoas com deficiências permanentes na faixa entre 52 e 42 anos e à tarde o grupo com comorbidades descritas no PNI com idade entre 52 e 51 anos. Nesta quarta-feira (26), a vacinação atendeu no período da manhã, o grupo com comorbidades de 50 e 49 anos e pela tarde, o grupo de 48 e 47 anos.

Vigilância Sanitária fiscaliza escolas privadas sem agendamento

Prossegue nesta semana a fiscalização da coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária nas escolas privadas de Educação Infantil (creche e pré-escola), que estão em funcionamento recebendo alunos presencialmente, com o objetivo de monitorar se as normas estão sendo cumpridas e mantidas pelos proprietários e diretores. Caso não haja o cumprimento do Plano Municipal ou inexatidão das informações prestadas pelas escolas, haverá suspensão da Certificação, sanção e até interdição com paralisação da frequência presencial. Na última semana 15 escolas foram fiscalizadas, agora, com o retorno das aulas presenciais dos Ensinos Fundamental I e Fundamental II da rede privada, nos próximos dias, mais escolas sofrerão fiscalização. Sem agendamento prévio, as visitas seguem os protocolos sanitários e regras de distanciamento social.
Firjan tem nova coordenação em Macaé

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que tem, como um dos objetivos, promover o desenvolvimento econômico do estado, está com uma nova coordenação da Comissão Municipal de Macaé. Trata-se do advogado e ex-presidente da OAB Macaé, Gualter Scheles, formado em Direito pela Uerj, conduz o escritório de advocacia da família e foi da 15ª Subseção da OAB em Macaé. Desde 2009, Gualter já compunha como membro, a Comissão Municipal de Macaé, assumiu a coordenação no final do último mês, iniciando um novo ciclo. Segundo ele, há muito trabalho a ser feito, pois as atividades empresariais dependem de variáveis de infraestrutura, como o aeroporto, estradas, mobilidade urbana, transporte de qualidade, água, luz, entre outras. "Macaé era a capital do petróleo e, agora, está se transformando na capital da energia. É petróleo, gás e termelétrica. Precisamos potencializar isso, para que a gente fomente ainda mais a atividade econômica da cidade. Esse é o nosso principal foco, mas não é o único".

Maio Amarelo recebe apoio da primeira-dama

A campanha Maio Amarelo deste ano, lançada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com o SEST/SENAT e que traz como tema "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito" está sendo repercutida em Macaé pela secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Nesta semana, a campanha contou com a adesão da primeira-dama e coordenadora do Idoso, Quelen Rezende, que em visita à Mobilidade Urbana, ressaltou a importância do movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A campanha reflete as atitudes e práticas nos diversos ambientes como parar na faixa de pedestre, usar a cadeirinha para as crianças e não dirigir usando o celular, entre outras que levam o cidadão a agir de forma respeitosa e responsável no trânsito. "Vim dar meu apoio à campanha do Maio Amarelo. É fundamental que todos e, principalmente os jovens, respeitem as regras de trânsito, usem capacete e não excedam a velocidade. Façam sua parte e protejam sua vida e das pessoas que vocês amam. O mês de maio está acabando, mas as regras de trânsito devem ser respeitadas o ano todo", recomendou.

________________________________________________________

Lourdes Acosta – Jornalista Profissional (editora/redatora/produtora)

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 26/05/2021. E-mail: [email protected]

Zion