Lagomar vai ganhar novo Centro de Referência da Assistência Social

Elencados como umas das prioridades da atual administração, os Cras são responsáveis pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social...

Por Lourdes Acosta em 23/11/2021 às 17:14:19

A população do Lagomar, formada por cerca de 40 mil habitantes será beneficiada nos próximos dias com a inauguração de um novo Centro de Referência da Assistência social (Cras). Trata-se de um aparelho público da secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA) destinado a oferecer os programas sociais. A partir de sua entrega, os moradores do bairro e das adjacências como o Engenho da Praia e os Assentamentos Celso Daniel, Oswaldo de Oliveira e Edson Nogueira, poderão contar com programas como o PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família, CadÚnico e Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), mais perto de suas casas.

Elencados como umas das prioridades da atual administração, os Cras são responsáveis pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O Cras do Lagomar será a oitava unidade pública a concretizar o direito socioassistencial do cidadão. As outras sete unidades estão localizadas nos bairros do Botafogo, Barra, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Serra e Novo Visconde.

Em recente visita ao novo prédio, o prefeito Welberth Rezende disse que o Cras é um instrumento importantíssimo para quem busca acompanhamento social por parte da esfera pública municipal. "A proposta é reafirmar o compromisso da prefeitura com o Lagomar. O executivo vai entrar com intervenção, tanto na área de serviço, como nas áreas de assistência social. A meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população local", pontuou o prefeito.

O novo Cras, que vai funcionar na Avenida dos Bandeirantes (antiga Avenida Três), ocupa um espaço amplo, ao lado da UPA. Uma equipe interdisciplinar, composta por coordenação, assistentes sociais e outros profissionais, irão prestar atendimentos que visam a inclusão social e o acompanhamento de crianças, jovens adultos e idosos. O atendimento deverá acontecer de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
- O Cras acabou de ser concluído no Lagomar e a nossa expectativa é atender milhares de famílias durante o ano. Entre as propostas do Centro estão qualidade de vida e aproximação com a comunidade. Nosso grande desafio é proporcionar melhoria em suas vidas para diminuir a desigualdade social. Além disso, é fundamental a humanização do atendimento e a aproximação dos serviços de direitos sociais para aquela população -, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso, animado com a proximidade da inauguração do novo Centro.

Os Cras têm como meta oferecer serviços e programas como: O BPC - Benefício de Prestação Continuada e o Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); O PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família, responsável pelas ações de acolhida, orientações e encaminhamentos aos serviços públicos; O SCFV - Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, cadastramento para o CadÚnico, além de acompanhamento familiar; Campanhas comunitárias, busca ativa, visita domiciliar e atividades em grupos, entre outros.

Serviço: Inauguração do Cras Lagomar

(localização, área de abrangência e atendimento)

Endereço: Avenida dos Bandeirantes (antiga Avenida Três), ao lado da UPA.

Área de abrangência: Bairros do Lagomar, Engenho da Praia e os Assentamentos de Macaé.

Dia e horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
______________________________

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 23/11/2021.

Zion
Luxhoki