Roda de conversa virtual reflete o Dia Nacional de Luta contra a violência à Mulher

O Dia de Luta contra a Violência à Mulher é lembrado no dia 10 de outubro, para dar visibilidade a uma grave singularidade da desigualdade de gênero...

Por Lourdes Acosta em 10/10/2021 às 17:07:10

Um encontro virtual refletiu a luta das mulheres. Trata-se da "Roda de Conversa sobre o Dia Nacional de Luta contra a violência à Mulher", ocorrido na Plataforma digital Teams, nesta sexta-feira (8), onde cerca de 200 funcionários de uma empresa do ramo offshore participaram.

A promotora do evento, Actemium O&G Offshore - Sisnergy Soluções e Sistemas Integrados Ltda, localizada na Avenida Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, 2650, Novo Cavaleiros, em Macaé/RJ, numa parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, convidou para abordar o tema a coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim (Ceam), Jane Roriz e a psicóloga que integra a equipe técnica do CEAM, Flávia Luz.

O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher é sempre lembrado no dia 10 de outubro e, mesmo após 41 anos de sua criação, continua dando visibilidade a uma grave singularidade da desigualdade de gênero. A data foi instituída após uma mobilização realizada em São Paulo por mulheres que ocuparam as escadarias do Teatro Municipal para defender seus direitos.

Segundo Jane Roriz, a data é importante para a reflexão sobre os avanços da Lei Maria da Penha. Ela destacou durante o encontro o ciclo de violência e as formas de denunciar a violência contra a mulher. "A lembrança da data é de suma importância para nós que atuamos no enfrentamento às diversas formas de violência, principalmente, na pauta das lutas pela igualdade de gênero que são históricas e que o patriarcado é uma das primeiras formas de opressão da humanidade. A maneira de ser homem e mulher em nossa sociedade foi cunhada em estruturas historicamente patriarcais que distribuem poder entre homens e mulheres de forma desigual, destinando papéis sociais, características, funções, maneiras de ser inferior ou subalterna para as mulheres em relação aos homens. Então, esse dia nos chama para essas reflexões", disse.

Outro ponto importante abordado durante o encontro virtual, foi a importância de uma rede de enfretamento e atendimento à mulher no município, com a atuação articulada entre instituições - serviços governamentais, não governamentais e comunidade - visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres, os seus direitos humanos, a responsabilização dos autores de violência e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência. "As parcerias com as empresas são fundamentais, seguimos buscando multiplicadores e afetando o maior número de pessoas sobre a importância de termos uma vida livre de violência para as mulheres", comentou Flávia Luz.

Roriz apresentou aos participantes o Ceam enquanto um espaço de acolhimento, de atendimento psicológico e social, orientação e de encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. "Nossas ações devem proporcionar a superação de situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania, bem como a Rede de Proteção e atendimento à Mulher no município de Macaé", pontuou, completando que "mulher nenhuma deve enfrentar essa luta sozinha. Seguimos juntas!".

Sobre o encontro virtual, o secretário de Desenvolvimento Social, Fabricio Afonso, disse que todo dia é dia de luta em favor das mulheres. "É preciso lutarmos com medidas como a Lei Maria da Penha e campanhas de conscientização durante e fora do período do dia 10 de outubro para que mais mulheres se reconheçam se estiverem dentro de um relacionamento abusivo e se sintam seguras para realizar uma denúncia", sentenciou.

___________________________________

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé 09/10/2021.

Zion