Centro Pop ganha Cantinho de Leitura

O objetivo é possibilitar a leitura para que as pessoas possam estimular seu conhecimento de mundo, da história, da vida, adquirindo sabedoria e cultura...

Por Lourdes Acosta em 07/10/2021 às 14:21:50

O projeto conta com o incentivo do secretário de Desenvolvimento Social, Fabricio Afonso

Na construção dos Cantinhos de Leitura, da secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), o Centro Pop será o próximo local a se beneficiar com o projeto. No início desta semana já houve a higienização e arrumação necessária à sua instalação. O objetivo é possibilitar a leitura para que as pessoas possam estimular seu conhecimento de mundo, da história, da vida, adquirindo sabedoria e cultura.

De acordo com a coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade, Conceição de Maria, o público frequentador do Centro Pop, pessoas em situação de rua que recebem uma atenção especial naquele local, também irão se beneficiar com o prazer da leitura. "Já estamos arrumando o Cantinho de Leitura, com títulos paradidáticos, nos mais variados gêneros literários – contos, crônicas, poesias e até ficção científica, entre outras, destinadas a todos os públicos".

O Cantinho de Leitura, que já existe no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Botafogo e deverá ser instalado em outros Cras, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e na secretaria, localizada no prédio do Hotel de Deus, irá contribuir com o processo de leitura das pessoas e aproximar a comunidade dos locais onde serão instalados.

- Precisamos entender que mesmo com a digitalização em voga, o livro físico ainda é um aporte para a leitura digital, além de ter um caráter romântico que é insubstituível. Tem-se notícias de que as versões físicas dos livros ainda são o carro-chefe do mercado editorial e, aparentemente, têm a preferência de muitos leitores. Quem nunca teve vontade de parar um estranho na rua ou em qualquer ambiente só para falar que também já leu aquele livro? Então, nada se compara ao livro físico. Por isso, precisamos levá-lo a todas as pessoas com o intuito de aculturá-las – acentuou Conceição de Maria.

O projeto conta com o incentivo do secretário de Desenvolvimento Social, Fabricio Afonso e o apoio da coordenação de Proteção Especial de Média Complexidade, através do Jorge Ramos, que ficou feliz com a instalação do Cantinho de Leitura no Centro Pop. "Precisamos de fato reforçar o hábito da leitura entre os mais variados grupos de pessoas", disse.

______________________________

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 07/10/2021.

Zion