Secretário da pasta social faz visita informal ao Cemaia

O Cemaia I possui sete acolhidos atualmente e funciona 24 horas-dia...

Por Lourdes Acosta em 26/09/2021 às 13:38:35

A visita do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA), Fabricio Afonso, ao Cemaia I - Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência, neste sábado (25), foi informal e de sociabilidade aos acolhidos. A instituição, que fica localizada no bairro da Virgem Santa, é ligada à coordenação de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Os Cemaias I, II e III são instituições municipais responsáveis pelo acolhimento provisório de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. No caso específico, o Cemaia I, que possui sete acolhidos atualmente, faz o abrigo institucional de crianças de 0 a 11 anos e 11 meses e funciona 24 horas, durante toda a semana.

O objetivo é promover a reintegração das crianças às suas famílias ou inseri-las em famílias substitutas, um trabalho que envolve o Conselho Tutelar, o Poder Judiciário, o Governo Municipal e, em alguns casos, o Ministério Público, quando busca-se alternativas como a adoção. "Levei minha família, mas principalmente, minha filha para transmitir e receber carinho e o amor das crianças acolhidas. Elas são maravilhosas! Foi uma excelente experiência para todos nós", ressaltou Fabricio.

De acordo com a coordenadoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, o Cemaia I possui uma equipe muito técnica, formada pela coordenação, duas assistentes sociais e uma psicóloga que fazem os atendimentos das crianças, 24 horas/dia, initerruptamente. "A equipe trabalha para tentar reintegrá-los em famílias extensas ou não. Alguns já passaram por um processo de adoção, mas, a proposta do Cemaia é sempre fazer com que a reintegração aconteça", assegurou Jéssica Venanço, da Proteção Especial de Alta Complexidade.

___________________________________

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé 25/09/2021.

Zion
Luxhoki