Fórum de Música acontece nesta quarta-feira em Macaé

O objetivo é fomentar reflexões sobre as relações e condições de trabalho do músico macaense, no cenário atual e propor possibilidades de atuação pós pandemia...

Por Lourdes Acosta em 21/09/2021 às 16:32:29

Promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM), através da vertente Música, o Fórum, que ocorrerá nesta quarta-feira (22), tendo como palco o ambiente virtual, será transmitido ao vivo pelo canal do Conselho, no Youtube e reunirá diversos músicos da cidade.

O objetivo é fomentar reflexões sobre as relações e condições de trabalho do músico macaense, no cenário atual em que a Covid 19 ainda paira no ar e propor possibilidades de atuação pós pandemia.

De acordo com os conselheiros Magno Moreira Elias (Titular) e Alana Ramalho Perissé (Suplente), da vertente Música, o Fórum de Música receberá uma constelação de convidados especiais para tratar, discutir e propor soluções para o tema "As relações e condições de trabalho do músico em Macaé - antes, durante e depois da pandemia".

- O fórum quer provocar o debate acerca da situação daquele músico que se encontra em situação de informalidade e que não possui outra fonte de renda. A pandemia tem obrigado muitos músicos a venderem seus instrumentos musicais, a fazerem bicos com trabalhos alternativos como o Uber, por exemplo para os que possuem carro, e outras coisas mais. Toda essa situação de informalidade precisa ser colocada em xeque. O debate com os convidados poderá trazer luz sobre essa questão e, quem sabe, propor soluções para isso – destacou Magno Moreira.

Segundo os organizadores, o Fórum será dividido em três blocos intercalados por momentos musicais: O primeiro e segundo, destinados à escuta através dos depoimentos e experiências, tendo no final do segundo bloco uma explanação sobre a lei Aldir Blanc - os recursos financeiros disponibilizados e formas de participação no edital, e o terceiro bloco onde serão apontadas as sugestões para a melhoria do segmento, de acordo com o tema proposto.

As estrelas convidadas são músicos, arranjadores, produtores, cantores e envolvidos com a música em Macaé. São eles: Bruno Py, músico, professor e arranjador; Fábio Neves, engenheiro, empresário e proprietário do Pub Style; Francarlos, cantor, representante da OMB e delegado regional do SindMusi-RJ; Guto Rodrigues, produtor musical; Hugo Tolipan, engenheiro de som; Leandro Mussi, secretário municipal de Cultura de Macaé; Luciano Escovinha, músico/baterista free lance; Luna Messina, cantora e presidente do SindMusi-RJ; Mestre Dengo, membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Robson Farah, cantor guitarrista e produtor musical e Sandro Santuchi, músico, ex-conselheiro de cultura de Macaé e membro do Comitê Gestor da LAB 2020 e 2021.

_____________________

Jornalista Lourdes Acosta

DRT/MTE 911 MA.

Com informações do CMPCM/Vertente Música

Macaé, 21/09/2021.

Zion