Secretário conhece programa que visa erradicar o trabalho infantil em Macaé

O Plano Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Macaé, produzido pelo Peti, será apresentado nesta quarta-feira (8), na plenária ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas)...

Por Lourdes Acosta em 06/09/2021 às 12:53:44

Dando prosseguimento à série de visitações que objetivam conhecer de perto o trabalho mantido nos equipamentos que estão sob sua gestão e que visam promover políticas de inclusão social, o secretário de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), Fabrício Afonso, esteve na última sexta-feira (3), no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Macaé, localizado na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403, no Centro.

Acompanhado do coordenador de Proteção Especial de Média Complexidade, Jorge Luis Ramos (assistente social), o secretário foi recebido pela coordenadora do Peti, Eliza Silva, que explanou o trabalho que vem sendo feito. Uma equipe do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, também participou.

- Fui conhecer a estrutura física e os trabalhos que são executados e verifiquei que o Peti como um programa de gestão, atua como articulador e mobilizador de toda a rede social, no enfrentamento e combate ao trabalho infantil. Como está vinculado ao Desenvolvimento Social, é pertinente que conheçamos de perto como estamos atuando na erradicação do trabalho infantil e como se dá o processo de resgate da cidadania e da inclusão social de crianças e adolescentes, menores de 16 anos. Precisamos garantir que essas crianças e adolescentes frequentem a escola e tenham atividades socioeducativas, em conformidade com as determinações do nosso prefeito Welberth Rezende -, assinalou Fabrício.

Durante o encontro, foi colocado que a meta do Peti é combater práticas abusivas e lutar por qualidade de vida para as crianças e adolescentes do município. Dentre as atividades destacam-se os encontros virtuais (por causa da pandemia) que ocorrem nas últimas terças-feiras de cada mês, a produção do relatório sobre o 1º Mapeamento das Situações de Trabalho Infantil nas Ruas de Macaé e a realização da Audiência Pública de Lançamento do I Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador.

De acordo com coordenador de Proteção Especial de Média Complexidade, Jorge Luis Ramos, o Plano Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Macaé, será apresentado nesta quarta-feira (8), às 14h, na plenária ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), de forma online, através do aplicativo Meet Google (meet.google.com/mmb-vbse-crt) ou acessando o Meet e digitando o código: *mmbvbsecrt*. "O Comas, que é formado paritariamente, pelo poder público municipal e sociedade civil organizada, haverá de apreciar e aprovar", pontuou Ramos.

Serviço:

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)

Contatos para dúvidas/sugestões:

(22) 2796.1507 e (22) 2796.1102

E-mail: [email protected]

______________________________

ComunicaçãoDesenvolvimentoSocial

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 06/09/2020.

Zion
Luxhoki