Pingos e Respingos no dia de luta e no sonho da casa própria

Hoje é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua e Macaé poderá realizar cirurgia de catarata, estão entra as notas da coluna Pingos e Respingos. Veja a seguir:

Por Lourdes Acosta em 19/08/2021 às 16:07:26

Dia de luta da população em situação de rua... (Pingos)

Nesta quinta-feira, 19, é celebrado o "Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua". A data marca as reivindicações desse grupo social por direitos e cidadania. É bom lembrar que nos últimos oito meses, em Macaé, o Centro Pop (Centro de Referência e de Serviços Especializados), um equipamento ligado à secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA) já atendeu mais de três mil pessoas. De janeiro a julho deste ano, foram referenciadas 330 pessoas em situação de rua, 246 pessoas adultas com dependência química e álcool, 71 migrantes e 11 pessoas com doença ou transtorno mental. A estimativa é de que apenas 1,2% (3.280) da população macaense, que hoje é de 261 mil habitantes, foi atendida pelo serviço que começa com o mapeamento, identificando quem é morador em situação de rua, acolhendo e encaminhando para a rede de serviços municipais...

Emenda Impositiva contribui com cirurgia de catarata... (Pingos)

Macaé poderá ter cirurgia de catarata. É que o vereador Luiz Matos destinou parte da sua emenda impositiva para contribuir com o projeto de implantação da cirurgia de catarata. Com esse apoio legislativo, a Prefeitura de Macaé vai investir R$ 1,5 milhão para equipar o Hospital do Trapiche e modernizar unidades de saúde objetivando este tipo de atendimento. O compromisso foi firmado na sexta-feira (13), com a visita do prefeito Welberth Rezende à Câmara Municipal. Agora, Macaé poderá realizar cirurgias oftalmológicas de forma gratuita para toda população.

Emenda Impositiva contribui II (Pingos)

A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições. O valor das emendas é retirado de uma porcentagem do Orçamento Municipal e deve ser dividido igualmente entre os vereadores, sendo ainda, admitida a emenda parlamentar coletiva. Lembrando que, conforme a Constituição Federal, todas as Emendas devem ser compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

O sonho da casa própria... (Pingos)

A Prefeitura de Macaé entregou, nesta quinta-feira (19), os apartamentos do Conjunto Habitacional Prefeito Carlos Emir, no Bosque Azul, às famílias inscritas no Programa Municipal de Habitação. A solenidade ocorrida no Hotel de Deus contemplou ainda, famílias removidas de áreas de risco da Fronteira, Lagomar e do Complexo da Ajuda, que receberam do prefeito Welberth Rezende as chaves dos imóveis, assegurando-lhes conforto e dignidade, além de marcar o início de uma nova vida. Também receberam ao apês as famílias que participaram do sorteio realizado em 2017, da secretaria de Habitação. Cerca de 300 famílias seguem, atualmente, no processo de documentação e assinatura de contrato para serem contempladas com a casa própria.

Grupo extremista poderá usar Lei Islâmica... (Respingos)

Se o grupo Talibã, que assumiu o controle do palácio presidencial, cercando Cabul, capital do Afeganistão, no Oriente Médio, no último domingo (15), seguir a interpretação própria do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, poderá aplicar regras rígidas, principalmente às mulheres, que podem ser obrigadas a usar burca, não ter direito à educação, viver confinadas em casa e não poderão ir às ruas sem a companhia de um homem... O pânico causado pela entrada do Talibã em Cabul motivou cenas de caos na capital afegã, onde milhares de cidadãos, temendo a possibilidade de ficarem presos sob as garras dos extremistas islâmicos, tentaram sair do país... Que retrocesso na humanidade!!!

_____________________________________

Jornalista Lourdes Acosta - DRT/MTE 911 MA.

(editora/redatora e produtora)

Macaé/RJ, 19/08/2021.

Zion