Pingos e respingos: Mês de abril fecha em alta para a Covid 19

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 02/05/2021 às 20:40:35

Divulgação

Estreando I... (Pingos)

Abril fecha em alta na Covid. Apesar dos últimos dados deste mês mais letal da pandemia no Brasil, que, segundo o balanço do consórcio de veículos de imprensa, em 24 dias do mês de abril foram registradas 67.723 mortes, ultrapassando as 66.868 no mês passado e ainda que o país contabiliza 14.307.412 casos e 389.609 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, vamos continuar a mostrar as notícias locais, nacionais e mundiais ao nosso público leitor, agora também em notas jornalísticas seccionadas com o intuito de mantê-lo atualizado com a verdade dos fatos...

Estreando II... (Respingos)

Este tempo de pandemia mundial desencadeou uma crise econômica que cresce como uma avalanche, causando impacto devastador nas famílias, trabalhadores, empresas e até nas prefeituras que recentemente começaram a administrar os municípios. As ações governamentais hoje se restringem em sua grande maioria, à prevenção da doença com a aplicação das vacinas e decretos que limitam aglomerações e acessos... Os setores mais afetados são as empresas de companhias aéreas, hotéis e restaurantes, que alertam poderem quebrar a qualquer momento. Muitos trabalhadores perderam seus empregos e as bolsas ainda estão em queda livre...

Tratamento precoce I... (Pingos)

... Falando em pandemia, os vereadores macaenses divergem sobre os tratamentos da Covid 19, senão vejamos: Na manhã da quarta-feira (21), Dia de Tiradentes, a Câmara Municipal de Macaé recebeu médicos que defendem o uso de medicações alternativas para o tratamento da Covid-19, mais conhecidos como "kit covid" e "tratamento precoce". Thales Coutinho (Podemos) rebateu dados apresentados pelo médico Augusto César, que citou casos de sucesso em cidades como Chapecó (SC) e Porto Feliz (SP). "Fiz aqui uma pesquisa rápida e verifiquei que o prefeito de Chapecó vem omitindo os dados reais. Somente nas últimas duas semanas, Porto Feliz está com taxas muito acima do restante do estado de São Paulo. Outro ponto importante é que devemos ter como base a ciência e não exemplos pessoais. A população deve sempre ouvir a ciência.", disse.

Tratamento precoce II... (Respingos)

Ainda sobre o uso de medicações alternativas para o tratamento da Covid-19, no entendimento do edil Guto Garcia (PDT), o tratamento precoce é ineficaz e pode causar riscos ao paciente. Já Iza Vicente (Rede) elogiou o governo municipal pela decisão em ampliar os testes da Covid-19 e recentes medidas restritivas. "Precisamos, sim, de um diagnóstico rápido. Não dá para ficar insistindo em uma coisa que não funciona ou tomar como regra uma experiência de consultório. Macaé está com queda nos números pelas ações tomadas há algumas semanas. Precisamos de vacinas para todos.", assegurou. George Jardim (PSDB) reforçou que nenhuma pessoa deve se medicar sem uma orientação profissional. Luiz Matos (PRB) e Reginaldo do Hospital (Podemos) compartilharam experiências pessoais que tiveram com a Covid-19. Luiz, inclusive, afirmou que teve uma complicação por uso de corticoide em alta dosagem. "Sou diabético e quase precisei ser intubado", acrescentou.

Força-tarefa... (Pingos)

... Numa semana que Macaé atingiu a marca de 30,6 mil pessoas vacinadas com a primeira dose das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, noticiamos uma ação que está sendo denominada de "força-tarefa contra a Covid". Trata-se de uma equipe que tem se destacado dentre os postos fixos, drive-thru e equipes volante de vacinação, coordenados pela Semusa e que tem trabalhado no polo fixo da Cidade Universitária. Segundo o Administrador do Estádio Moacyrzão, Pedro Henrique Moreno, que é voluntário nesta equipe, a "força-tarefa contra a Covid" é formada por representantes de cada secretaria municipal, numa ação conjunta a fim de coadjuvar os profissionais de saúde, que já vêm trabalhando no enfrentamento à pandemia. "Com essa equipe já vacinamos idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, entre outros. Aqui estamos em mais um dia de sucesso na vacinação. Filas zeradas rapidamente, atendimento humanizado seguindo sempre a liderança do nosso Prefeito Welberth Rezende", afirmou Moreno.

Vacinação da semana... (Pingos)

E para fechar esta edição, nesta última semana do mês de abril, a Prefeitura de Macaé irá vacinar contra a Covid-19, duas novas faixas etárias de idosos, os que têm 61 anos receberão a primeira dose na terça-feira (27) e os que têm 60 anos começam a ser vacinados na quarta (28), nos polos fixos e na modalidade drive thru, na Cidade Universitária, das 8h30 às 12h. Na segunda (26), continua a vacinação dos guardas municipais, com aplicação de 400 doses, na sede da corporação, sendo 200 pela manhã, das 9h às 12h; e mais 200 à tarde, das 14h às 17h. Na quinta (29), os idosos que têm 67 anos receberão a segunda dose da vacina contra o coronavírus e, na sexta (30), a Saúde encerra o mês aplicando a segunda dose nos idosos de 66 e 65 anos.

_______________________________________________________

Lourdes Acosta – Jornalista Profissional (editora/redatora/produtora)

DRT/MTE 911 MA. // Macaé 25/04/2021. E-mail: [email protected]

Zion
Luxhoki