A partir do próximo mês de janeiro, Macaé continuará a ser governada pelo atual prefeito Welberth Rezende (Cidadania), que foi reeleito neste domingo (6), com 85,60% dos votos válidos (111.953). O preferido do eleitorado macaense irá continuar a promover políticas públicas pelos próximos quatro anos e terá como vice-prefeito, Fabiano Lima Paschoal de Souza (MDB).
Rezende, natural de São Gonçalo/RJ, é um político e advogado. Foi deputado estadual pelo Cidadania e ex-vereador da cidade. Nos últimos quatro nos vinha exercendo a função de prefeito de Macaé.
O segundo colocado nas urnas foi o ex-prefeito Dr. Aluízio (PDT), que obteve apenas 8,04% do eleitorado (10.520 votos), numa diferença de 101.433 votos para o primeiro colocado. A sequência, dos candidatos majoritários não eleitos é a seguinte: Felício Laterça (PP), com 4.023 votos (2,23%), Danilo Funke (PSB), com 3.008 (1,44%) e Fábio Passos (Avante), com 1.278 votos (1,06%).
Com uma renovação parcial e a entrada de quatro mulheres, a Câmara Municipal de Macaé elegeu os 17 vereadores do próximo mandato, pelo número de votos obtido nas urnas, mais o quociente partidário . Veja quem são os eleitos e os suplentes por partido:
Cidadania/PSDB – Cesinha, Tico Jardim, Alan Mansur, Filipe Machado, Edson Chiquini, Professor Michel, Rond Macaé e Luciano Diniz. Suplentes: Rafael Amorim, George Jardim, Paulo Paes, Pastor Luiz Matos;
MDB - Manu Rezende, Ricardo Salgado. Suplentes: Petterson da Master, Julinho Antunes;
Republicanos - Denis Madureira e Mayara Rezende. Suplentes: Julinho do Aeroporto e Marcos Bandeira;
PT PV PcdoB - Leandra Lopes, Amaro Luiz e Marvel. Suplentes: Marcel Silvano, Saraiva e Paulo Antunes;
Solidariedade – Paulista. Suplente: Vicente da Fox;
Agir - Liomar Queiroz. Suplente: Alessandro Barros.
_____________________
Por aqui Lourdes Acosta.
Jornalista Profissional
DRT/MTE 911 MA.
Macaé, 06/10/2024.