Fora do páreo João Lemos anuncia que não será mais candidato
O anúncio ocorreu nesta terça-feira (30), durante a convenção do Partido Liberal (PL). Com o nome fora do páreo eleitoral o empresário pega de surpresa toda a direita macaense formada por evangélicos e seguidores de Bolsonaro. Ele assegurou que "em respeito a decisão da liderança estadual, não serei candidato", acrescentando ainda, "Eu não desisti, o sistema derrubou!". O empresário seguirá na direção do PL, fortalecendo as candidaturas de vereadores. Agora focado nas eleições para com o PL Macaé, quer fazer o maior número possível de vereadores... Olha não podemos negar, que João Lemos lutou e tentou até o último momento garantir o seu nome na majoritária. Com o empresário fora das eleições majoritárias, vetado pelos "caciques" da estadual de vir candidato a prefeito, presume-se que na política partidária vale tudo, vale até mexer os "pauzinhos" nas lideranças estaduais... rsrs. Segue a lista oficial do PL: Ademir, Alexandre Bocão, Dr. Augusto, Diuliane Machado, Elcimar, Elma Paixão, Flavio Two, Gabriel, Gabriela, Jeferson, João Alves, Michele Madureira, Otávio, Raphael, Simone Isidoro, Simone Soares, Thiago Salvador e Wagner.
Prazo para registro de candidatura vai encerrar
Sobre a eleição municipal deste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa que o prazo para a realização dos pedidos de registro de candidatura termina no próximo dia 15 (quinta-feira), 10 dias após a data de encerramento das convenções partidárias (5 de agosto). Os nomes dos primeiros candidatos que aparecem com pedidos de registro de candidatura começaram a surgir no site DivulgaCandContas, do TSE, que contém todas as informações sobre o pleito, seus candidatos, e o perfil do eleitorado em cada localidade. Visitando o site, encontramos os candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Macaé com o "status" de "aguardando julgamento" antes de serem oficializados nas urnas nas eleições municipais desse ano.
Região dos Lagos registra primeiros nomes
A região já tem pedidos de registro de candidatura na Justiça Eleitoral e os primeiros nomes de candidatos a prefeito e vice, que poderão ser deferidos nas urnas das eleições do próximo dia 6 de outubro, são de três cidades da Região dos Lagos: Araruama, com o 1º nome para a disputa da prefeitura sendo o de Daniela de Lívia (MDB), tendo como vice Verônica do Café Capri (NOVO). As outras cidades são: Arraial do Cabo - Marcelo Magno (PL) e Diego Silveira (MDB), e Iguaba Grande - Fabinho (Cidadania) e Marciley Lessa (PL).
Partidos e coligações macaenses na fila do deferimento
O site DivulgaCandContas, do TSE, ainda não registrou nesta data o status de "aguardando julgamento" para as candidaturas majoritárias locais. Constam na página do TSE, o lançamento dos nomes dos candidatos (as) a vereador (a) e a deliberação sobre o lançamento de candidaturas próprias para Prefeito e Vice-Prefeito. Entretanto, as Atas de 11 partidos com diretórios em Macaé estão lá registrados. São eles: Republicanos, MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Pode (Podemos), PRD (Partido Renovação Democrática), Agir, União Brasil, Avante, Solidariedade, Federação PSDB Cidadania, PT/PCdoB/PV (Federação Brasil da Esperança), Federação PSOL/Rede. O PRD registrou duas atas com o mesmo teor.
Câmara homenageia Macaé com títulos de cidadania
Nesta segunda-feira, 29, data de aniversário da cidade, a Câmara de Vereadores realizou em suas dependências uma sessão solene em homenagem aos 211 anos de emancipação político administrativa de Macaé. A Sessão Solene "Macaé 211 anos", concedeu títulos de Cidadão Honorário e Benemérito, como honrarias, a dezenas de pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população de Macaé. O título de Cidadão Honorário é conferido aos homenageados naturais de outros locais e o de Cidadão Benemérito, aos que nasceram em Macaé. O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, Nilton César Pereira Moreira (Cesinha – Cidadania), que conclamou a todos para o momento de união das forças partidárias. "São momentos como este que todos devem deixar de lado as diferenças e unirmos nossas forças, pois o futuro deve ser construído com as ações do presente e de maneira coletiva", assegurou. Representando o prefeito Welberth Rezende, o atual vice-prefeito, Célio Chapeta (PSDB), parabenizou Macaé e agradeceu o carinho de todos.
As convenções partidárias e suas listas oficiais
Quem realizou convenção partidária para lançar os nomes oficiais ao pleito eleitoral legislativo deste ano, no último sábado (27), na sede do partido - Avenida Papa João XXIII, 6, Centro, foi o Avante, homologando uma nominata com 13 candidatos para o legislativo macaense, prefeito e vice-prefeito. Na lista contam os nomes de Pablo da Silva Barcelos, Cosme Ferreira Machado, Bruno da Conceição, Maycon Willians Moura Assis, Alexandre Guedes Barbosa, Washington Santana Pereira, Clovis Catarina da Silva, Marcelo Claudio Souza Campos, Silvana Rangel Barbosa, Isabel Cristina Cezário, Eloá Victorio dos Santos, Margarida da Penha Fernandes e Juliana Machado de Medeiros. Para o cargo majoritário de prefeito e vice-prefeito - Fabio Pereira Passos e Marcus Vinicius Gomes da Silva.
PSB adia convenção partidária
Previsto para realizar seu evento de lançamento e homologação dos nomes às candidaturas de 2024, nesta quarta-feira, 31, na Rinha das Artes, o PSB de Macaé adiou sua convenção partidária. A nova data será no sábado (3/8), às 15h, no Personal Hotel, no Centro. Na oportunidade, serão postos a nominata oficial proporcional e majoritária com o nome de Danilo Funke, candidato a prefeito e Dr. Flávio Cesário, a vice.
Registrando o lançamento do Podemos...
Apoiando a chapa majoritária de candidatos a prefeito(a) e vice-prefeito da Federação PSDB/Cidadania, o Podemos oficializou suas pré-candidaturas ao cargo de vereador, no Museu do Legislativo, na segunda (22). Na realização da Convenção Partidária, foram lançados os seguintes nomes: Alziro Araújo, Chando Carvalho, Cosme da Paz, Edinho da Hiperbárica, Eron Silvino, Júnior Filhão, Israel Barros, Izaías Maqueiro do Hospital, Teco Hortas Comunidade, José Prestes, Luan Vilela, Robinho do Pastel, Francisca do Salão, Cris da Sustentabilidade, Luciana Buqueroni, Cida Tannos, Mariane Barreto e Renatta Viana.
Governador do Rio é indiciado por corrupção passiva e peculato
Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, foi indiciado por corrupção passiva e peculato pela Polícia Federal, que conclui uma investigação e apura supostos desvios de recursos de programas do governo no período em que ele era vice-governador. Com o indiciamento, caberá à Procuradoria-Geral da República decidir se apresenta uma denúncia, se pede mais diligências à PF ou se arquiva o caso. Segundo as investigações, o governador recebeu aproximadamente R$ 400 mil em pagamentos indevidos entre 2017 e 2019, período em que foi vereador do Rio e vice-governador. Com o indiciamento, Castro se torna mais um governador do Rio acusado formalmente de corrupção pela Polícia Federal. O STJ - Superior Tribunal de Justiça é quem fará a sentença final. É aguardar pra ver...
Rapidinhas...
#O PDT e seu possível vice - E o PDT, hein?? Deixou para a última hora! Vai realizar no último dia de convenção partidária, dia 5 de agosto, o lançamento de candidaturas. A meta do PDT local é lançar o nome do ex-prefeito de Macaé, Aluizio Junior para a reeleição. Há probabilidades para que o nome indicado a compor como vice-prefeito na chapa do PDT, seja o do médico cardiologista Carlos Emir Mussi Junior, filho do ex-prefeito Carlos Emir (que conduziu a Prefeitura de Macaé por dois mandatos) e de Tânia Mussi Jardim, ex-secretária de Cultura no governo municipal de Aluizio.
#PM de Macaé homenageia força feminina – A homenagem ocorreu com o 13º Festival Kolirius, onde o muro lateral do 32º BPM foi transformado numa verdadeira galeria a céu aberto, destacando a força e a beleza da mulher, com foco especial nas policiais femininas e na arte que retrata uma policial militar negra, na praça, ao lado do filho, em uma imagem que simboliza a força feminina e a importância da família. O projeto tem a participação do artista muralista macaense Marlon Muk, conhecido internacionalmente por suas obras e conta com participação de 18 artistas, criando murais ao longo dos 169 metros do muro. A iniciativa é de parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Comando da Unidade, visando fortalecer a imagem da Polícia Militar e promover a igualdade de gênero.
# Informações para este Blog – Podem ser enviadas para os endereços: [email protected]
(22) 992775440 - WhatsApp Business.
____________________
Por aqui Lourdes Acosta.
Jornalista Profissional
DRT/MTE 911 MA.
Macaé, 31/07/2024.