Camara pi 183

Expo Macaé vai movimentar o agronegócio

A economia macaense continua em alta. Exposição agropecuária deste ano deverá movimentar 20 milhões no agronegócio; A categoria de pescadores locais que fornece toneladas de pescado para o Brasil fez sua festa do padroeiro; Congresso dos Petroleiros traz grandes nomes da política nacional e do petróleo para discutir o futuro da Petrobras. Estas são as notas de destaque nesta edição. Vem comigo!!!

Por Lourdes Acosta em 04/07/2024 às 16:21:48

Expo Macaé vai movimentar o agronegócio

Vem aí a 40ª Expo Macaé, com a expectativa de movimentar R$ 20 milhões em agronegócios, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, no Barreto, entre os dias 24 e 29 de julho (aniversário de 211 anos da cidade). Segundo os organizadores, o evento deverá gerar aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. Como acontece anualmente, a programação conta com concurso leiteiro, exposição de animais de raça (campolina, mangalarga marchador, nelore e tabapuã) e de equipamentos agrícolas, leilões de gado de corte, rodeio, além de shows. A Expo Macaé conta ainda, com a feirinha da roça no Pavilhão da Agricultura Familiar, com produtos rurais para comercialização (frutas, verduras, raízes, doces e artesanatos). Já a fazendinha estará na entrada do parque com pequenos bovinos, equinos e caprinos. Diversão para as famílias macaenses e ambiente de negócios para Macaé...

Pescadores promovem festa do padroeiro com procissão marítima

Eles são aproximadamente 1,5 mil pescadores, responsáveis por parte da economia macaense e por fornecer cerca de 250 toneladas de pescado para o Brasil. Este ano, a festa do santo padroeiro dos pescadores - São Pedro, ocorreu com a tradicional procissão marítima, atrações culturais e estandes gastronômicos, que também geram renda para a comunidade pesqueira, com a comercialização de pratos típicos de frutos do mar (bobó de camarão, peixe frito e outros). O evento aconteceu entre os dias 28 e 30. A procissão começou caminhando entre a Colônia de Pescadores de Macaé Z-3 e o Cais do Mercado dos Peixes. No mar, foram cerca de 15 barcos ornamentados com centenas de participantes...

Pescadores promovem festa do padroeiro I

Na festa deste ano, a atual gestão da Colônia de Pescadores Z3 de Macaé, que tem como presidente Eduardo Gonçalves, instituiu as premiações e o concurso de embarcações ornamentadas, garantindo uma festa bonita. "Ficamos sem ter esta festa por muito tempo, mas a parceria entre a Colônia de Pescadores Z3 e a secretaria Municipal de Pesca, fez este evento voltar a acontecer para nossa alegria", frisou o presidente. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, prestigiou o evento saudando a categoria. "Comemoramos hoje, o Dia de São Pedro com o resgate da tradicional festa dos pescadores, um momento de união que celebra também a importância histórica dessas famílias que fazem parte do sucesso econômico da nossa cidade. E parabéns aos vencedores dos barcos mais enfeitados que deixaram a procissão marítima ainda mais bonita!", disse.

Congresso debate futuro da Petrobras e celebra aniversário do Sindipetro

A 20ª edição do Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense (Congrenf), trouxe para Macaé nomes de peso da política nacional e do mundo do petróleo, como Leonardo Boff, teólogo, escritor, filósofo e professor universitário; Renato Simões, secretário nacional de Participação Social; Delúbio Soares, sindicalista e ex tesoureiro do PT; e Guilherme Estrella, ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras. O evento iniciado nesta terça-feira (2), no teatro do Sindipetro-NF, também celebra o aniversário de 28 anos de fundação da entidade e prossegue até quinta-feira (5). Nesta edição do Congrenf, o tema abordado foi "Bacia de Campos: O Futuro do Setor de Petróleo, a Luta dos Trabalhadores e a Defesa da Soberania".

Eleições 2024: É hora de checar a sua documentação

Eleitoras e eleitores de 5.569 cidades vão escolher, no dia 6 de outubro, novos representantes - vereadoras, vereadores, prefeitas e prefeitos dos municípios brasileiros. Agora faltam menos de 100 dias para o 1º turno das Eleições 2024, que acontece em 6 de outubro, e, por isso, é importante checar com qual documentação é possível se identificar para votar. Fazendo isso, você não corre o risco de chegar à seção eleitoral sem um documento que o habilite a exercer a sua cidadania na urna. Para votar, mais importante que portar o título de eleitor é ter em mão um documento oficial com foto, pois, sem ele, não há voto. Não adianta levar o título e esquecer o documento com fotografia...

Eleições 2024: É hora de checar a sua documentação I

... Também não vale apresentar a carteirinha de estudante ou o crachá do seu trabalho, por exemplo. Os documentos válidos são estes: identidade (RG), carteira de motorista (CNH), certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e carteira de categoria profissional reconhecida por lei. O documento deve estar em boas condições de leitura e com foto preservada, além de estar no prazo vigente. Se você não estiver com o título de eleitor em papel, pode se dirigir à sua seção de votação com um dos documentos válidos indicados acima. Outra opção é o e-Título, mas apenas para quem fez o cadastro biométrico e, dessa forma, tem a foto de identificação no app. O título não é obrigatório, mas você pode levá-lo pois facilita a identificação e reforça a sua identidade na seção, afinal é o documento oficial emitido pela Justiça Eleitoral.

Duplicação da Ponte sai do papel

O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro virá a Macaé nesta sexta-feira (5), para visitar as obras de duplicação da ponte Ivan Mundim (ponte da Barra), que já está em fase quase final, com cerca de 90% do andamento concluído. A obra, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e o governo do Estado do Rio de Janeiro, teve sua ordem de serviço assinada no dia 15 de junho de 2022 e completa portanto, 730 dias (dois anos e 20 dias). Em 2010, o ex-prefeito Riverton Mussi e o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral já sonhavam com essa duplicação. Coube à administração do prefeito Welberth Rezende o legado de entregar à população no próximo mês de agosto, a nova ponte que possui nove metros de largura e 260 de comprimento e que virá desafogar o trânsito da região.

Rapidinhas...

# Plano Safra da Agricultura Familiar - Nesta quarta-feira (3), em Brasília, o presidente Lula lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, marcando um novo capítulo de apoio do seu governo à produção de alimentos saudáveis ??no Brasil, com o maior incentivo histórico, de R$ 76 bilhões de crédito rural, um aumento de 43,3% em relação à safra 2022/2023. Isso fortalece a agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis para o povo brasileiro...

# Festival Jazz & Blues Macaé – O festival acontece nos próximos dias 11, 12 e 13, no Beco das Artes, de forma gratuita, celebrando o aniversário de 211 anos da cidade, irá reunir nomes do cenário internacional, como a cantora Kynnie (R&B, Soul e Blues), Bidu Sous (Blues do Brasil), Ana Clemesha e Lil Jimmy Reed, entre outros. No último dia do festival, a cantora Indiana Nomma, natural de Honduras, apresenta-se cantando o melhor das divas do jazz em um show que promete emocionar. Em seguida, o guitarrista Fred Sunwalk apresenta-se com um show recheado de Blues que, por onde passa, é aclamado por seu desempenho nos palcos. Vale a pena

# Enjopror - O Projeto Enfrentamento da Crise da Profissão de Jornalista (Enprojor), iniciado em 2022, tem apresentado pesquisas sobre Jornalismo e promovido encontros online. Os profissionais já realizaram seis encontros com mais de 80 participações, produzindo também dois estudos iniciais, apresentados no XII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter-SH). O projeto reúne profissionais de diversas áreas do jornalismo e terá seu próximo encontro on-line nesta quinta-feira (4), às 19h, de forma gratuita e aberto a todos os interessados no Google Meet. É só seguir o link: https://meet.google.com/gdb-srmq-znq.

#Congrenf fecha com emergencia climática – Na última Mesa de Debates - "Caminhos para o mundo que queremos – Fortalecer os petroleiros para fortalecer o Brasil", o Congrenf alertou os petroleiros, sobre emergência climática, transição energética e o cenário político recente do Brasil. Boff, Rosangela e Delúbio promovem reflexão profunda sobre cenário ambiental, energético e político do Brasil. Em relação ao aquecimento global, Boff afirmou que a humanidade "não está indo, está dentro". "O ser humano é culpado, nós não cuidamos da Terra. São três séculos de exploração sistemática. A estrutura de toda a Modernidade é a vontade de poder e o poder como dominação", advertiu.

# Informações para este Blog – Podem ser enviadas para os endereços: [email protected] e ou/ (22) 992775440 (WhatsApp Business).

____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 04/07/2024.

Casa e Roupa
Zion
Luxhoki